FAFE-MUNICIPIO-WEB.png
CMF_7237.jpg
Município de Fafe testa operacionalidade do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil e Plano de Emergência do Heliporto Municipal de Fafe

O exercício de Proteção Civil HELINGOTEX’25 realizou-se no passado sábado de manhã, nas instalações da Lingote Alumínios S.A., na Zona Industrial do Socorro, em Fafe.

O exercício teve como propósito testar a operacionalidade do Plano de Emergência do Heliporto Municipal de Fafe e do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Fafe e foi levado a efeito pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Fafe (SMPC de Fafe) em estreita colaboração com a empresa Lingote – Alumínios S.A., vários agentes de Proteção Civil e entidades.

Considerando o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Fafe, o exercício HELINGOTEX’25 permitiu testar a organização e sistematização dos meios de resposta a situação de acidente grave, testando e exercitando os procedimentos previstos nos instrumentos de planeamento, nomeadamente nos Planos de Emergência. Os cenários simulados e controlados, permitiram que as diferentes entidades se familiarizassem com as suas missões numa situação de emergência em áreas circunscritas no Município de Fafe.

Ao nível dos objetivos atingidos com este exercício foi possível o teste de toda a articulação operacional entre o SMPC, unidades orgânicas do Município de Fafe, CSREPC do Ave, BVF, INEM, CVP e GNR; testar a interação operacional entre as várias entidades com dever de cooperação e agentes de Proteção Civil intervenientes; testar os procedimentos operacionais constantes do PMEPC de Fafe, na componente dos mecanismos do socorro, comando, controlo e coordenação, ativação de meios e recursos, da resposta imediata e ainda da gestão de informação; testar a resposta dos meios de atuação, à especificidade da ocorrência e exercitar a sua mobilização; promover o treino operacional das equipas internas da Lingote Alumínios S.A., do SMPC e de todas as equipas envolvidas; testar a resposta das unidades orgânicas do município em resposta à ativação do PMEPC.

Quanto ao cenário do exercício, este iniciou com o simulacro de uma operação diária do Heliporto Municipal de Fafe, em que ocorre uma anomalia mecânica na aeronave, provocando a queda do helicóptero sobre um edifício industrial onde é desencadeado um incêndio/acidente industrial grave. Na sequência do acidente simulado resultaram 13 vítimas, duas delas mortais e as restantes com ferimentos de diferentes tipologias de gravidade. Na sequência deste acidente, o Presidente da Câmara Municipal de Fafe, representado no exercício pela vereadora Paula Nogueira, ativou o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Fafe, convocando previamente a Comissão Municipal de Proteção Civil para dar parecer sobre o referido acionamento do plano. Após a triagem às vítimas, efetuada pelo INEM, as mesmas foram encaminhadas para o Hospital de Guimarães – ULS Alto Ave e Hospital de Fafe, de acordo com o seu estado de gravidade.

No final do exercício foi feito um debriefing técnico, onde foi avaliada a forma como correu o HELINGOTEX’25, e no âmbito do qual foram partilhos aspetos de melhoria e aperfeiçoamento futuro nas diferentes dimensões de resposta.

Todas estes procedimentos envolveram vários agentes da Proteção Civil, serviços municipais e autoridades, para além da presença de representantes e coordenadores dos serviços de Proteção Civil de concelhos vizinhos como Mondim de Basto, Cabeceiras de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vizela, Guimarães e Vila Nova de Famalicão.


footer.jpeg
Câmara Municipal de Fafe Avenida 5 de Outubro - 4824-501 Fafe | 253 700 400 (chamada para rede fixa nacional) | geral@cm-fafe.pt